Câncer no Ânus - Dúvidas Frequentes

Perguntas: Revista Junior

Existem sintomas de um câncer no ânus? Quais são?

Existem fatores que podem causar, ou estimular, o aparecimento do câncer? Quais?

Sexo anal pode causar câncer no ânus? Se sim, existe alguma precaução para minimizar isso?

Como prevenir o câncer no ânus?

Existem alimentos que ajudam na prevenção? Quais?

Hemorróidas mal tratadas podem desencadear câncer de ânus?

Se não tratado, o câncer do ânus pode evoluir para o resto do corpo?

Existe uma população que é mais atingida por este tipo de câncer?

Se detectado o câncer, como é feito o tratamento?

Existe uma idade em que a doença tem mais propensão a se desenvolver? Qual?

Respostas: Dr. Paulo Branco

1- Sintomas?

Os sintomas constituem um problema, pois não são específicos dos tumores do anus e poderão fazer parte do quadro clinico das hemorróidas, fissuras anais, inflamações do canal anal e pólipos retais. As manifestações clinicas mais freqüentes do câncer anal são inespecíficas como dito acima e são:

- Dor anal

- Sangramento

- sensação de nódulo

- incontinência (evacuar sem sentir)

Obs. Todos esses sintomas são comumente associados às lesões ou doenças benignas como a fissura anal, hemorróidas o que poderá contribuir para uma demora significativa no diagnostico precoce o que tem uma relação direta sobre o sucesso do tratamento.

Atenção: Durante o exame físico destes pacientes, alguns achados devem chamar a atenção do medico, como:

- Lesões recorrentes que não cicatrizam com o tratamento

- Lesões verrugosas moveis ou fixas

- Fissuras com características malignas, como: Endurecidas, bordos irregulares e elevados.

Essas fissuras com estes achados deveram ser obrigatoriamente biopsiadas, pois a biopsia e o exame diagnostico mais importante para o tratamento dos tumores anais suspeitos de malignidade.

Obs. As fissuras benignas são constituídas de tecido mole, os bordos são regulares e estas são características macroscópicas que falam a favor da benignidade da lesão fissural.

2- Fatores causais?

O fator de risco mais importante e a infecção pela doença sexualmente transmitida pelo HPV num mecanismo muito parecido ao que ocorre no câncer de colo do útero na mulher, outras condições que predispõem, são:

Outros fatores de risco:

- HIV

- Drogas imunossupressoras: Aumenta em ate 100 vezes a incidência desta doença.

- Numero de parceiros acima de 10

- Pratica de sexo anal, principalmente se iniciada antes dos 30 anos: Explicada pelo traumatismo anal constante.

- Tabagismo

OBS IMPORTANTE:

Atualmente, considera-se que as hemorróidas, fissuras e inflamações intestinais não são fatores de risco ao aparecimento do câncer de anus.

3- Sexo anal: O traumatismo de repetição e apontado como causador do câncer anal. Você devera evitar os fatores que determinam tal traumatismo, como:

- Numero de parceiros: diminuir

- Lubrificação: Adequada e constante durante a relação, principalmente nas mais demoradas.

- Relaxamento Anal: Respeitar o tempo de relaxamento do esfíncter anal, realizando um massageamento adequado deste esfíncter que são 60 segundos.

- Ativo apressadinho: E a principal causa do traumatismo anal, siga as regras acima descritas.

4- Prevenção:

O aumento na incidência destas condições acima descritas como fatores de risco ao aparecimento da doença representa um desafio para o aumento no aparecimento do câncer anal de forma direta.

- O uso regular da camisinha como modo de prevenção do HPV e HIV

- Diminuir o numero de parceiros sexuais.

- Evitar a promiscuidade: O sexo anal realizado de forma promiscui representa a principal causa de DST e conseqüentemente do câncer anal.

- Relação de risco: Aquela relação sem camisinha com parceiro desconhecido eu tenho escutado e atendido com grande freqüência. Lembrar que o tempo de encubação do hpv vai de dois meses ate 8 meses, portanto ao deste tempo visite o proctologista para inspecionar a pele perianal e fazer uma anuscopia para estudar a parte interna do canal anal já que 95% dos homossexuais passivos apresentavam o vírus dentro do reto.

5- Alimento:

Não existem alimentos que previnem o câncer anal. O que se propõe como saudável para se evitar fezes endurecidas que podem machucar o canal anal e uma alimentação rica em fibras e ingerir 2l de líquidos por dia para se ter um bolo fecal macio e atraumatico.

6- Hemorroida:

Já foi dito que atualmente as hemorróidas NÃO são consideradas como fator predisponente ou causal para este tipo de tumor, assim como as fissuras e doença inflamatórias intestinais.

7- Evolução do Tumor:

Se não tratado o tumor se dissemina mais freqüentemente para os gânglios linfáticos na volta do reto, junto da artéria aorta dentro do abdômen e para os gânglios inguinais da virilha, isto ocorre porque o tipo de tumor mais freqüente e chamado de epidermoide que representa 85% e este tipo de tumor que e o mais freqüente da pele se dissemina para os gânglios linfáticos. A detecção e confirmação da contaminação dos gânglios pelo tumor na atualidade e feita pelos exames radiológicos: Tomografia, ressonância magnética e ultra-sonografia com biopsia com agulha. A agulha e direcionada ou guiada pelos exames acima descritos para o gânglio suspeito e o material e colhido e enviado para exame anatomopatológico.

8- População atingida?

Houve um aumento nas mulheres, homossexuais e bissexuais HPV positivos.

9- Tratamento:

Antes de 1974, o tratamento do carcinoma anal era cirúrgico com sobrevidas tardias entre 50% e 70%. Na atualidade a cirurgia esta reservada para casos muito especiais ou de exceção. A quimioterapia e radioterapia se tornaram o tratamento de escolha obtendo níveis de sobrevida de 90%, menores taxas de recidiva ou retorno local do tumor e menor necessidade de colostomia.

10- Idade:

Inversamente do que ocorre no câncer do reto, o câncer do anus e mais freqüente em mulheres ( aproximadamente 2:1 ) e na quinta década.